Governo do Estado do Espírito Santo

Visitação às unidades de conservação

O Espírito Santo possui seis parques estaduais, que contam com trilhas, lagoas, praias, cachoeiras e belas paisagens para visitação. Os espaços naturais oferecem total relaxamento, além de contemplação da natureza. É também possível praticar exercícios físicos ou realizar passeios com a família e com os amigos. Confira abaixo as informações sobre os horários de funcionamento e as normas para visitação.

Visitas guiadas

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

Localizado na região do Caparaó Capixaba, entre os municípios de Alegre e Ibitirama. O principal atrativo é a cachoeira que dá nome ao parque, com queda d’água de 144 metros. Conta ainda com trilhas autoguiadas de acesso à cachoeira. É possível passar o dia no local, fazer piquenique, tomar banho e curtir a paisagem. 

Funcionamento: Aberto todos os dias das 8h às 17h.  Contato: (28) 99999-0639

Email: pecf@iema.es.gov.br

site: https://iema.es.gov.br/PECF

Parque Estadual Forno Grande

O parque de Forno Grande, localizado na zona rural de Castelo, tem como principais atrativos os mirantes com belas paisagens da região, incluindo a vista para a Pedra Azul. Lá o visitante encontra piscinas naturais e trilhas que levam à cachoeira, com queda d’água de aproximadamente 30 metros de altura, à Gruta da Santinha, aos Poços Amarelos e ao mirante.

Funcionamento: Aberto todos os dias das 8h às 17h.  Contato: (28) 3542-3257

Email: pefg.iema@gmail.com 

https://iema.es.gov.br/PEFG

Parque Estadual Mata das Flores

O principal atrativo é a trilha com aproximadamente 300 metros de percurso. Ao longo da caminhada, o visitante pode desfrutar de árvores e plantas que compõe o cenário da unidade de conservação, dentre elas: ipês, bromélias, angicos e orquídeas.

Funcionamento: Aberto todos os dias das 8h às 17h.  Contato: (28)3542-3257

Email: pemf@iema.es.gov.br

site: https://iema.es.gov.br/PEMF

Parque Estadual Pedra Azul

Oferece trilhas com acesso às belas piscinas naturais e uma via de escalada. Por meio das trilhas é possível alcançar a base da Pedra Azul, o mirante da Pedra do Lagarto, o mirante do Forno Grande e as piscinas naturais "esculpidas"na rocha. O parque está localizado no distrito de Pedra Azul, município de Domingos Martins.

Funcionamento: Terça a domingo, das 8 às 17h.  Contato: (27) 3248-1156

Email: pepaz@iema.es.gov.br

site: https://iema.es.gov.br/pepaz

 

Parque Estadual de Itaúnas

No parque é possível fazer trilhas, passeio de bicicleta, passeio de caiaque no rio Itaúnas e visitação das belas dunas e praias. A unidade de conservação conta ainda com um centro de visitantes, onde há exposições das riqueza naturais, históricas e arqueológicas da região. Fica localizado em Conceição da Barra.

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 8h às 17h. Contato: (27) 3762-5196

Email: pei@ima.es.gov.br

site: https://iema.es.gov.br/PEI

 

Parque Estadual Paulo César Vinha

O principal atrativo é a Lagoa dos Caraís, popularmente conhecida como lagoa da Coca-cola, devido ao tom escuro avermelhado das suas águas. O parque possui trilha de 1.500 metros que leva o visitante à bela lagoa que fica ao lado da praia de mesmo nome. Para grupos grandes, é necessário o agendamento prévio, que pode ser feito neste link. O Parque fica localizado na Rodovia ES- 060, km 37,5, Praia de Setiba, Guarapari.

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 8h às 17h.  Contato: (27) 997276295

Email: pepcv@iema.es.gov.br

site: https://iema.es.gov.br/pepcv

Visitas guiadas

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard